História

O Início

O Plantador – Rev. John Marshall Guthrie

O fundador do trabalho presbiteriano foi o Rev. John Marshall Guthrie, nascido em 28 de junho de 1924, em Fulton, Missouri. Filho de McKamie Phillips e Mabel (Pratt) Guthrie. Se formou no Westminster College, em Fulton, Missouri, em 1945, e foi ordenado ao ministério em 09 de julho de 1945, na Igreja Presbiteriana Old Auxvasse, de Kingdom City. Frequentou o Louisville Presbyterian Theological Seminary, recebendo um bacharelado em Divindade em 1946 e um mestrado em Teologia e Grego do Novo Testamento em 1947. Em 25 de setembro de 1949, casou-se com Lillian Alberta Buchanan, na Igreja Presbiteriana Jefferson. Mais tarde, fez estudos avançados no Union Seminary, em Richmond, Virgínia, alcançou proficiência em português, e conhecimentos de leitura em espanhol, francês, alemão, italiano, latim, grego e hebraico.

 

(Fotos do Rev. John Marshall Guthrie - do seu poster de formandos do Seminário Teológico Presbiteriano de Louisville)

 

No Brasil, o Rev. John Marshall veio pastorear a 1ª Igreja de Coronel Fabriciano. Vendo o avanço do trabalho em Fabriciano, os missionários que ali residiam resolveram estender suas atividades ao então distrito da Vila de Ipatinga. Então, um intenso e abençoado trabalho de evangelização foi feito pelos missionários John Marshall, sua esposa, dona Lilian Guthree e o evangelista do campo Durval Antônio Moreira. Foi instalada, então, a Tenda Missionária, sob a direção do Rev. Edward Langhan, e tendo como conferencista o Rev. Américo Gomes Coelho, então pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares. Neste trabalho, várias pessoas tomaram a decisão, movidas pelo Espírito Santo, de entregarem suas vidas a Jesus.

Em seus mais de 50 anos de serviço como ministro ordenado, serviu igrejas em Indiana, Missouri, Kentucky e Tennessee, e mais de 20 anos de ministério no Brasil, sendo pioneiros na plantação de Igrejas em cidades no interior do estado de Minas Gerais, deixando trabalhos em vários presbitérios e Igrejas. Também atuou como professor no seminário de Austin, Texas e Vitória-ES, Brasil. Após a aposentadoria, foi o pastor da Igreja Presbiteriana Graham por quatro anos, neste período, ele e a esposa, Lillian, voltaram ao Brasil quatro vezes.


Presbítero Hudson Garcia de Menezes, da 1ª IPB de Fabriciano

O casal morou nas proximidades de Indianápolis, estado de Indiana (EUA), sendo que dona Lilian faleceu em junho de 2009 e o Rev. Marshall em 17 de julho de 2014, aos 90 anos.

O Início da IPCI

Após aquelas primeiras ações evangelísticas o Rev. John Marshall organizou uma Escola Bíblica Dominical em Ipatinga, em 03 de maio de 1959, na casa dos irmãos Elesbão Valladão e Cleonice Martins Valadão. Naquele dia, às 15h, foi realizado o primeiro trabalho, que contou com a participação do coral da congregação de Acesita, além de vários irmãos da igreja de Fabriciano. O Rev. Marshall pregou a primeira mensagem, em Mateus, capitulo 5, versos 1 a 12. Assim a EBD estava oficialmente instalada, com 09 alunos matriculados.

O primeiro secretário e tesoureiro da EBD foi o irmão Elesbão Valladão. Logo depois o irmão Elesbão se mudou, e a EBD  passou a funcionar na casa dos irmãos Evaldo Ditz Valentim e Neusa Martins Valentim, sobre cujos ombros repousaram o trabalho da congregação. Mas, novamente, com a mudança do responsável pelo trabalho, o irmão Evaldo, o trabalho sofreu uma breve interrupção, o que durou pouco, tendo sido retomado logo, com os cultos sendo realizados na casa do irmão Clarismundo Lopes Neto.

Foi também o Rev. John Marshall quem comprou o terreno onde a IPCI se reúne até o presente. Era, então, a antiga Rua do Comércio (hoje, Avenida 28 de Abril) em novembro de 1959. A propriedade fora adquirida alguns meses antes, da Prefeitura de Coronel Fabriciano, pelo senhor Nyssio Dias de Luz, que o revendeu à Missão Leste do Brasil, representada pelo reverendo Marshall.

Mais tarde, em 12 de julho de 1960, às 13h, já em terreno próprio, a EBD passava a ser realizada no pavilhão construído no terreno comprado em 1959 pela Missão Leste, e assim a EBD foi reorganizada. Os primeiros dirigentes da EBD na Congregação de Ipatinga foram:

  • Superintendente: Valdir Martins dos Reis;
  • Vice-superintendente: José Martins dos Reis;
  • Secretário e Tesoureiro: Clarismundo Lopes Neto;
  • Professores: Valdir Martins do Reis (adultos), Edith Fernandes Roque (crianças).

Naquele período o grupo era coordenado pelo evangelista Durval Moreira. Mais uma vez o reverendo John Marshal foi o pregador, falando sobre o tema “Vem e Crê”, baseado em João 1:35-51. Também participaram do programa os missionários, reverendo John Maxwell Stouet, Mary Helen Stout, Mimore Fukuda, Lilian Marshal, dona Lídia e o colportor Elizeu Fernandes.

Entre fevereiro de 1961 e junho de 1963, quando a IPCI foi organizada em igreja, a Congregação de Ipatinga esteve sob os cuidados do evangelista João Batista Franco. Foi pastor da Congregação durante o ano de 1962, até a organização o Rev. Américo Gomes Coelho.


Culto de Organização da IPCI com John Marshall, Américo Gomes Coelho, Edward Langham, Alberto Coit Jr.

A Igreja Presbiteriana Central de Ipatinga foi então, organizada em 23 de junho de 1963, como fruto daqueles trabalhos. Os trabalhos entretanto começaram no dia anterior. Às 22h, na casa do presbítero Milton de Assis, situada no bairro Melo Viana, em Coronel Fabriciano, a comissão designada pela Missão Leste do Brasil fez a primeira reunião de trabalho. O grupo era constituído dos pastores John Marshal Guthree, Edward Langham, Américo Gomes Coelho e do presbítero Alberto Coit Júnior, tesoureiro da missão, além do reverendo Milton Leitão, da IP de Vila Velha (ES), convidado para a série de conferências iniciada na Sexta-feira, que resultaria na organização da Igreja; além do evangelista João Batista Franco, responsável pelos trabalhos da congregação. Após uma oração pelo presbítero Milton, ficou definido que o Rev. Marshall seria o presidente da Comissão e o Rev. Américo o secretário.

O reverendo Marshall começou os trabalhos dizendo que a Missão havia recebido um documento da Igreja de Fabriciano solicitando a organização da Congregação de Ipatinga em Igreja, ato que era oficializado naquele trabalho no qual todos participavam. A seguir, foram arrolados 131 membros comungantes e 46 não-comungantes, oriundos da Igreja de Coronel Fabriciano e outras Igrejas Presbiterianas, recebidos por jurisdição.

Assim, no domingo 23, ás 9h45, organizou-se a Igreja Presbiteriana em Ipatinga, com o cântico do hino 255 do Salmos e Hinos (303 do Hinário Presbiteriano atual - Um Pendão Real). Após oração do reverendo Marshal, é feita a eleição para a formação do primeiro Conselho, sendo eleitos sete irmãos:

  • Alcedino Sobrinho
  • Carlos Vargas
  • Derly Carneiro
  • Elizeu Fernandes
  • Eurico Teixeira
  • Francisco Martins
  • João Batista Franco

Para a Junta Diaconal, foram eleitas cinco pessoas:

  • Antonio Alves,
  • Evaldo Ditz Valentim,
  • Jairo Pereira Maciel,
  • José Netinho
  • Waldir Martins dos Reis.

A posse dos oficiais aconteceu no Culto Solene de 19h30, quando foram recebidos por pública profissão de fé e batismo 16 novos membros, passando a Igreja a contar 147 membros maiores e 46 menores, num total de 193. O pregador daquela noite foi o Rev. Milton Leitão, da Igreja Presbiteriana de Vila Velha, que dissertou sobre o tema “A Igreja”.

Durante a solenidade, o evangelista Durval Moreira fez o relato do início dos trabalhos da Igreja e o representante da Missão Leste, Albert Coet, fez emocionado pronunciamento. Devido ao avançado da hora, não houve palavra franca e o trabalho de organização da Igreja Presbiteriana de Ipatinga foi encerrado com o cântico do Hino 552 do Salmos e Hinos (287 do Hinário Presbiteriano - Igreja Alerta).

No dia 3 de julho, na primeira reunião do Conselho, realizada às 20h30, foi constituída a primeira mesa diretora do Concílio que ficou assim formada:

  • Presidente: reverendo Américo Gomes Coelho;
  • Vice-presidente: evangelista João Batista Franco;
  • Secretário: Carlos Vargas;
  • Tesoureiro: Carlos Vargas Fortes.

Na reunião seguinte do Conselho, em 5 de agosto, tomou posse como pastor da Igreja o Rev. Edward Langham, que ficou responsável também pelos campos de Paraíso, Vila Celeste, Bom Jardim, Nova Era e João Monlevade. O Rev. Américo ficou com as igrejas de Fabriciano, Vila Operária, Caladinho, Acesita e Melo Viana.

Construção do Templo da IPCI


Primeiro templo da IPCI, início da década de 70

Na Década de 60 foi construído o primeiro templo da IPCI. Ali a Igreja Presbiteriana de Ipatinga funcionou até 1984, quando foi demolido para dar lugar ao atual prédio, que desde a sua inauguração, em 1985, passou por obras de reforma e adequação.

Após uma reforma parcial no andar térreo de novembro de 2006 a janeiro de 2007 uma profunda remodelação é realizada entre 2015 e 2017, resultando na mudança da fachada e na transferência do templo para o andar superior, como previa o projeto original.

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar