História

Pastores

1.AMÉRICO GOMES COELHO


Rev. Américo, no culto de organização da IP Ipatinga, em 1963


Rev. Américo Gomes Coelho, pregando no Jubileu de Prata da IP Bom Jardim, em 1989

2. EDUARDO LANGHAN


Rev. Lanhan, no culto de organização da IP Ipatinga, em 1963

3. CHARLES HUGHES


Rev. Hughes, em um culto no Bom Jardim

4. MILTON FERRAZ DE MORAIS

Veio para a igreja enviado pela missão Leste do Brasil, sendo apresentando ao conselho na reunião do dia 6 de fevereiro de 1966. Oriundo do presbitério de Sorocaba, formou-se no final de 1965 no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas (SP).

Nascido em 16 de janeiro de 1934, casou-se com Cirila de Carvalho, tendo quatro filhos: Miriam, Milton Jr., Márcia e Mônica. Em sua primeira fala, na reunião do Conselho, disse que trabalharia pelo crescimento da obra e progresso da Igreja Presbiteriana de Ipatinga. “estou aqui para trabalhar”. Entretanto, apenas quatro meses depois, o reverendo Milton, a pedido da Missão Leste, foi transferido para a congregação de João Monlevade, tendo permanecido por curto período na recém organizada IPCI.

5. JOSÉ BARBOSA DA SILVA


Rev. José Barbosa, em 1987

Nascido em São João Batista do Glória (MG), no dia 21 de abril de 1925, ingressou no pastorado após fazer o Curso Breve do Seminário Presbiteriano de Campinas entre os anos de 64 e 66.  Casou-se com Celina Ferreira da Silva e tiveram dois filhos: Irade Ferreira da Silva e Onésimo Ferreira Barbosa. Também morava com eles uma sobrinha, Helena Marta Goulart, de quem eram tutores, e uma secretária, Ana Maria da Costa.


Rev. José Barbosa, no bairro Vila Celeste, em Ipatinga

O Reverendo José Barbosa foi evangelista da Missão Leste do Brasil durante oito anos e foi ordenado pelo Presbitério Oeste de Minas. No período em que pastoreou a IPCI, o Rev. José Barbosa ocupou cargos eclesiásticos como presidente do Sínodo Belo Horizonte, além de vice-presidente e secretário Presbiterial da Mocidade do PRVA. Após deixar a IPCI, pastoreou a IP do Vila Celeste, onde permaneceu até ser jubilado pelo Supremo Concílio, em 1987. Faleceu em maio de 1989.

6. ENOS DIAS PEREIRA


Rev. Enos, no culto em comemoração aos 50 Anos da IPCI

Membro fundador da Igreja Presbiteriana de Ipatinga (IPI), desde 1999 IPCI, o jovem Enos foi eleito diácono em 31 de dezembro de 1964, tendo exercido o seu mandato entre os anos de 1965 e 1970, quando foi eleito presbítero no dia 18 de janeiro.

Na assembléia realizada naquele dia, um fato curioso foi registrado no livro de atas. O então presbítero Osias Dias Pereira, que concorria à reeleição, renunciou ao cargo depois de eleito, argumentando que não ficaria bem três pessoas da mesma família compondo o Conselho. Além de Osias, seu pai, Abelardo já fazia parte do concílio e naquela AGE, foi eleito seu irmão, o então diácono Enos Dias Pereira. Apesar da insistência da assembléia para que aceitasse a eleição, Osias continuou irredutível em sua decisão. Uma nova eleição foi realizada, sendo eleito José Geraldo Abreu. Osias foi, logo a seguir, eleito diácono, ofício pelo qual já tinha sido eleito uma vez, em 1964.

Em 1971, o jovem Enos se tornou aspirante ao ministério pela então Igreja Presbiteriana de Ipatinga. Apresentou-se ao Presbitério Rio Doce (PRDC), sede em Governador Valadares, sendo enviado ao Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas (SP), cursando teologia a partir de fevereiro de 1972, concluindo a graduação em dezembro de 1975. Foi licenciado ao ministério a 23 de outubro de 1975 e ordenado a 11 de janeiro de 1976, já pelo Presbitério Vale do Aço (organizado em 1974), sendo designado para pastorear a IPI, onde ficou de 1976 a 1982.

Desde sua saída da IPCI, pastoreou as seguintes igrejas:

  • IP Cariru: 1982 a 1987
  • IP de Itabirinha de Mantena: 1988 e 1989
  • IP Cidade Nobre: 1990 a 1993
  • IP Bom Jardim: 1994 a 2002
  • IP Ideal: Desde 2003 (Atualmente licenciado nos termos do Art. 41 da CI/IPB)


Rev. Enos, pregando no culto comemorativo dos 48 anos da IPCI, em 11 de junho de 2011

Além destes pastorados, o Rev. Enos exerceu várias funções conciliares, como:

  • Presidente dos Presbitérios Vale do Aço (PRVA) e Leste Vale do Aço (PLVA),
  • Secretário Executivo do PRVA,
  • Presidente do Sínodo Belo Horizonte (SBH) (um mandato) e do Sínodo Vale do Aço (SVA) por três mandatos.

Também foi professor do Seminário Presbiteriano Denoel Nicodemus Eler, em Belo Horizonte por vários anos, e no Instituto Bíblico Rhemata, do qual foi um dos fundadores, em abril de 2000, sendo por várias vezes membros da diretoria, sendo um dos idealizadores da revista Rhemata, com estudos para Escola Bíblica Dominical, em meados dos anos 90.

Casado com Lêda Franco da Silveira Pereira com quem teve três filhos: Joyce Heloiza Franco Pereira; Sarah Kellen Franco Pereira e Adelsone Carlos Franco Pereira.

“Mais importante do que tudo que fiz e ainda poderei fazer, é continuar sendo instrumento de Deus para edificar a sua Igreja. Por tudo isto, e muito mais, o nosso Deus seja exaltado, honrado e glorificado!”, disse certa vez o Reverendo Enos Dias Pereira.

Após ser acometido por problemas de saúde, o Rev. Enos faleceu no dia 26 de março de 2018. Seu corpo foi velado na IP Iguaçu (filha da IPCI), e sepultado no cemitério Parque Senhora da Paz, no dia seguinte.


Rev. Enos, doa Rosa e seu Fiene, 50 anos depois da organização da IPCI

7. JOSÉ DOS ANJOS


Rev. José dos Anjos, na época em que pastoreava a IP de Ipatinga

8. ROBERTO DUARTE RAPOSO


Rev. Roberto Raposo, pregando na série de conferências comemorativa aos 47 anos da IPCI, em junho de 2010

 

9. ESDRAS CARLOS ELER


Rev. Esdras pregando na série de conferências comemorativa aos 47 anos da IPCI, em junho de 2010

Natural de Dom Cavati (MG), onde nasceu no dia 6 de novembro de 1954. Filho de Dorly Henrique Eller e Maria Aparecida das Neves Eller. Foi batizado na Igreja Presbiteriana de Ipaúna (Dom Cavati MG) no dia 20 de fevereiro de 1955 pelo Rev. Arlindo Emetrio Pereira. Fez sua profissão de fé aos 17 anos, na mesma Igreja, no dia 7 de março de 71, sendo oficiante o Rev. Carlos Chagas Gonçalves.

Mais tarde, mudou-se para São Bernardo do Campo (SP), tornando-se membro na Igreja Presbiteriana Paulicéia. Nesta igreja foi indicado ao ministério via Presbitério de São Caetano do Sul em 1976. De lá seguiu para o Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas (SP), onde se formou em 1980.

A ordenação aconteceu no dia 7 de março de 1981. Antes porém, no dia 31 de janeiro, Esdras se casou com Darcilia Emerick Eller, com quem teve duas filhas: Dirli Emerick Eller, nascida em 26 de junho de 84 e Ester Emerick Eller, que nasceu em 07 de abril de 86 ambas em Ipatinga.

Como pastor, trabalhou nos anos de 1981 e 1982 no campo missionário de Barra do Corda (MA), onde iniciou o trabalho presbiteriano pela JMN/IPB, que logo se tornou uma congregação com 65 alunos na EBD. Em 1983 foi trabalhar na Igreja Presbiteriana de Ponta Porã (MS), em apoio ao campo missionário da então JME/IPB em Concepcion, no Paraguai. Entre os anos de 1984 e 1989 pastoreou a IP do Bom Jardim, aqui em Ipatinga, e durante um ano cuidou da IP de Monte Sinai, no bairro Caladinho, em Coronel Fabriciano (MG), onde ministrou atos pastorais.

Em 1990 veio para a IPCI, em substituição ao reverendo Roberto Raposo, ficando aqui até dezembro de 1991. Nessa época, deu continuidade às obras construção do Templo, iniciadas em 1984. Providenciou os móveis do templo, como bancos e púlpito. Também nessa época fundou a creche "Bem Viver".

Em 1992 foi pastorear a igreja de sua origem, a IP de Ipaúna, em Dom Cavati (MG), trabalhando nesta época, também, como professor na escola estadual daquela cidade. Em 1996 pastoreou a 6º IP de Governador Valadares. Em 1997 e 1998 a IP de Vila Real em Colatina (ES). Em 1999 e 2000 as IP de Barroso e Filadélfia, na mesma cidade, sendo que nesta última ministrava atos pastorais. Em 2001 e 2002 pastoreou a 2º IP de Juiz de Fora. Em 2003 e 2004 a IP de Brasilândia, em São Paulo. Em 2005 assumiu o pastorado da IP do Jardim Mutinga, em Osasco (SP). Depois, esteve pastoreando na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

10. DIOCÉLIO RODRIGUES LEAL


Rev. Diocélio e sua esposa, Miriam, em Newark, Nova Jersey, onde moram atualmente, em maio de 2011

Foi pastor da IPCI entre os anos de 1992 e 1996, vindo da IP Jardim das Oliveiras, em Governador Valadares. Posteriormente, mudou-se para os Estados Unidos, para pastorear uma Igreja em Newark, a Igreja Presbiteriana Ebenézer, no estado de Nova Jersey.


Rev. Diocélio e sua esposa, Miriam, em Newark, Nova Jersey, onde moram atualmente, em junho de 2011

11. RONALDO DE CARVALHO LOPES


Rev. Ronaldo Carvalho Lopes e família

12. ADELONIS FERREIRA DA CUNHA


Rev. Adelonis na IPCI

Foi pastor da IPCI entre janeiro de 1999 e dezembro de 2009, num total de 11 anos. Com esse marca, superou o pastorado do Rev. José Barbosa da Silva (1967-1975), que permaneceu à frente da IPCI por nove anos, tendo sido o pastor com mais tempo à frente da Igreja até então.

Nascido no dia 18 de julho de 1948, em Ferruginha, município de Conselheiro Pena (MG), é o quarto dos nove filhos do casal Acácio Ferreira da Cunha e Leonídia Louback da Cunha. Na igreja do pequeno distrito foi batizado ainda na infância e fez sua Pública Profissão de Fé, aos 17 anos, no dia 15 de janeiro de 1965, com o reverendo Eli Borges.

A falta de boas escolas para a educação dos filhos obrigou o casal Acácio e Leonídia a se mudar para Governador Valadares, onde o jovem Adelonis, que já havia concluído o curso primário em Conselheiro Pena, pôde dar prosseguimento aos seus estudos, concluindo o ginásio e o segundo grau. Em Valadares, a família passou a freqüentar a Segunda IP, que depois adotaria o nome de IP Filadélfia.

Enquanto estudava e trabalhava na igreja, Adelonis aprendeu a profissão de alfaiate, ajudando o irmão mais velho, e indo depois trabalhar numa grande alfaiataria da cidade. Aos 19 anos, entrou para o Banco da Bahia, que tinha uma agência em Governador Valadares, sendo admitido na função de escriturário, chegando pouco depois à caixa.

Seu chamado para o Ministério se deu por volta dos 17/18 anos, período em que era bem atuante na IP Filadélfia. Seu gosto pela obra de Deus o levou a ocupar diversos cargos como presidente da UMP, orientador dos adolescentes, diácono, entre outros. Continuou os estudos até à conclusão do segundo grau, sendo, então, encaminhado pelo Presbitério de Governador Valadares, ao Seminário Presbiteriano do Sul (SPS), Campinas, no ano de 1974, se formando em dezembro de 1977.

Sua ordenação aconteceu no dia 15 de janeiro de 1978, na IP Filadélfia. Imediatamente, foi designado para pastorear quatro igrejas: IP de Tarumirim, Itanhomi, Vai-e-Volta e Novo Horizonte. Naquele ano, ainda solteiro, fixou residência em Tarumirim, ficando um final de semana em cada igreja e uma quarta-feira por mês, atuando ainda em visitas às congregações, reuniões de conselho, etc.


Rev. Adelonis e sua esposa, Irléia, na IPCI

Em 1979 foi pastorear a IP Ipaúna, em Dom Cavati, onde ficou até 1985, quando veio para IP de Vila Celeste, em Ipatinga, Igreja que pastoreou por seis anos. Em1991, atendendo a um convite da IP Filadélfia, pôde, finalmente, ser o pastor da Igreja onde passou sua mocidade e de onde foi enviado para o seminário. Em 1994 foi ser pastor da IP Memorial,, também em Valadares, onde ficou até 1999, quando veio pastorear a IPCI. Em 03 de fevereiro de 1979, casou-se com Irléia Teixeira de Sá, na IP Filadélfia, sendo celebrado pelo Rev. Onézio Figueiredo. O casal teve três filhos: Priscila, Poliana e Vinícius.

O Rev. Adelonis deixou a IPCI, em janeiro de 2010, devido aos problemas de saúde. Recebeu licença do PLVA até em março de 2012, sendo jubilado pelo Supremo Concílio da IPB. O culto que celebrou o ato solene foi realizado no dia 11 de julho, na IPCI.

Culto de Jubilação do Rev. Adelonis na IPCI

Depois que deixou o pastorado efetivo, o reverendo Adelonis tem se dedicado a escrever livros, entre eles: (1) Aprendendo com a Graça, (2) Presença Especial de Deus, (3) Princípios para um Lar Estável e Feliz, (4) A Vaquinha Colher de Pau, e (5) Criar Filhos não é Fácil – apresentado à IPCI no dia 29 de agosto de 2011, onde ressalta que criar filhos é antes de tudo um compromisso nosso, assumido diante de Deus, desde o seu nascimento, para a vida toda.



Rev. Luciraldo, conferindo o novo livro do rev. Adelonis, Criar Filhos não é Fácil


Capa do novo livro do Rev. Adelonis

13. WAGNER ILTON MATOS

 
Rev. Wagner Matos, ministrando sua última Santa Ceia como pastor da IPCI, em 2 de janeiro de 2011

Foi pastor auxiliar da IPCI de 2008 a 2009, e pastor efetivo no ano de 2010. Casado com Marilane Ferreira Souza Matos, tem um filho, Wagner Ilton Matos Júnior, que nasceu no dia 30 de março de 2008. 

Oriundo da IP do Bethânia, onde ocorreu sua conversão, ainda na década de 80, foi membro da IP do Ideal, onde se casou, trilhou por nove anos os caminhos da preparação para o Sagrado Ministério. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Denoel Nicodemos Eler, em Belo Horizonte, e atuou no campo da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte nos anos de 2006 e 2007, como seminarista. Como licenciado, trabalhou no campo missionário de Joanésia. Sua ordenação foi no dia 30 de dezembro de 2007, na IP do Bethânia.

Ocupou por dois anos (2008-2009) o posto de Secretário Presbiterial de UPAs do PLVA (Presbitério Central Vale do Aço). Em 2009 foi nomeado secretário Sinodal de UPAs do Sìnodo Vale do Aço. Para 2011 foi nomeado secretário presbiterial de UMPs.

Integrou a equipe diretiva do Instituto Rhemata, onde também leciona História e Evangelismo. E também em Ipatinga, pastoreou a IP do Bom Jardim.

14. LUCIRALDO CASTÓRIO DE CARVALHO


Rev. Luciraldo na IPCI

Foi pastor na IPCI de 2011 a 2019. Natural de Teófilo Otonni, nasceu em 27 de maio de 1969. Morou em Vila Velha (ES), onde se formou no curso técnico de Administração. Antes de ingressar no seminário, estudou um ano (1989), no Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL), localizado em Patrocínio e especializado na formação de missionários e evangelistas para a IPB.

Casou-se com Valdirene, em 1994. O casal teve três filhos.

Formou-se em Teologia pelo seminário Presbiteriano Denoel Nicodemus Eler, turma de 1993, sendo ordenado pelo Presbitério de Belo Horizonte em 16 de março de 1994. Foi então, enviado pelo concílio para pastorear a IP de Paraíso, no  bairro Santa Efigênia, em BH, onde ficou entre os anos de 1994-1997.

Em 1998 veio para o Vale do Aço, convidado para pastorear a IP do Veneza, onde ficou até 2003. De 2004 a 2007 pastoreou a IP do Bom Jardim, e de 2008 a 2010 pastoreou a IP do Esperança.

Foi membro da Comissão Executiva (CE) do PLVA há 10 anos, sempre na função de secretário. Foi também editor da Revista Rhemata e secretário presbiterial e sinodal do Trabalho Feminino.

15. THIAGO DE ASSIS RODRIGUES


Rev. Thiago na IPCI

Pastor atual da IPCI, desde o ano 2020. Natural de Manhuaçu (MG), nasceu no dia 16 de dezembro de 1985. Filho de Elizete Rodrigues de Assis e Emilson Rodrigues Pinto. Foi membro da Primeira IP de Manhuaçu (IPM) até sua ida para o seminário. Batizado na infância pelo Rev. Wilson Emerick de Souza, fez sua Pública Profissão de Fé na adolescência com o Rev. Anderson Sathler.

Sentiu o chamado para o Ministério aos 17 anos, em uma conferência missionária que acontecia na IPM. Foi enviado ao Seminário Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemos Eller – BH – em 2006, pelo Presbitério Vale do Manhuaçu, concluindo em 2009.


Rev. Thiago e sua esposa, Natália

Foi licenciado em dezembro de 2009, e trabalhou no ano de 2010 na IP de Raul Soares, tendo sido ordenado no final deste ano e permanecendo no campo da IPRS até 2013. Casou-se em julho de 2012 com Natália Lacerda Gonzaga. Em 2013 ingressou na Pós-graduação em Revitalização de Igrejas no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper (Instituto Presbiteriano Mackenzie), concluído em 2014, e em 2017 iniciou uma especialização em Teologia Histórica na mesma instituição, finalizada em 2020.

Atuou como pastor auxiliar na IPB Filadélfia, em Governador Valadares, de 2014 a 2015, e titular na mesma Igreja em 2016. E de 2017 a 2019 pastoreou a IP Santa Cruz, em Coronel Fabriciano.

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar