A IPCI

Princípios

Valores – O que é importante para nós à luz dos propósitos de Deus?

Como discípulo de Jesus, de que maneira eu posso saber que estou cumprindo os propósitos d’Ele para a minha vida, com relação a seguir e servir a Jesus?

Podemos avaliar nosso progresso espiritual, na vida com Cristo, a partir de alguns princípios bíblicos que fazem parte da vida cristã:

1) Adoração – Diz respeito à minha postura diante de Deus.

Este é o primeiro princípio que deve ser encontrado na vida de um discípulo de Jesus.

Fala da consideração que tenho por Deus, demonstrada na forma como me porto em relação a Ele, e do compromisso com o qual eu vivo minha vida diante d’Ele, em especial, da atenção que dedico ao Seu ensino e às Suas ordenanças.

Tem a ver também com o reconhecimento da pessoa do Senhor Jesus, e da expressão prática deste reconhecimento na minha devoção ao Senhor.

A adoração bíblica requer o conhecimento verdadeiro de Deus, que é dado pela sua Palavra, e a resposta do adorador, em se apresentar diante do Senhor de forma adequada.

A Bíblia revela que Jesus é o Filho de Deus, Aquele que veio a fim de nos salvar da ira vindoura. E ela nos ensina que Ele é o Senhor sobre as nossas vidas e sobre toda a Criação.

O reconhecimento de quem Jesus é, e a consideração para com Ele, são a tônica da instrução de Deus dada aos discípulos:

“Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.”. Mateus 17.4-5

É também mensagem dada à Igreja pelo autor da Carta aos hebreus, com instruções acerca do Senhor, a quem estavam seguindo e servindo:

“Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”. Hebreus 1.5-6

Sabemos, pelas Escrituras, que é desejo do Senhor que entendamos quem é Jesus, e vivamos em verdadeira adoração ao Senhor. Este assunto também surge na conversa de Jesus com a samaritana, onde Ele se apresenta como o Messias. Ali Jesus diz:

“Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”. João 4.21-24

Portanto, a adoração é este verdadeiro reconhecimento do Criador, e do Filho enviado para nos salvar, e a consideração reverente para com Deus, dedicando somente a Ele um devoção sincera, obediente e integral. Esse é o primeiro princípio que devemos ver na vida do discípulo de Jesus.

2) Santificação – diz respeito à busca por honrar a Deus, obedecendo, imitando, e aprendendo d’Ele, dia a dia.

Outra evidência de que temos vivido seguindo e servindo ao Senhor é o compromisso com a santificação, quando nos desconectamos de padrões de vida regidos pela carne, bem como por princípios aceitos e propostos pelo mundo caído, para buscar viver pelos padrões que são agradáveis a Deus.

Na Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo assim nos instrui quanto a isso:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”. Romanos 12.1-2

Como filhos de Deus, somos chamados a ajustar nossos atos aos de Jesus. Ele é o modelo de uma vida perfeita. Por isso, é o alvo de nossas vidas. Paulo também diz que o projeto de Deus é que sejamos como Jesus:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”. Romanos 8.28-29

Nas Escrituras Deus chamando Seu povo à santificação: “sede santos como Eu sou santo”.

Assim, nossos atos, pensamentos, palavras, posturas e atitudes, devem ser coerentes com a fé que professamos e proclamamos, e não governados por nossa natureza pecaminosa.

Quando mostramos empenho na santificação, damos prova de nossa postura de adoradores, como discípulos de Jesus. Nisto somos fortalecidos pelo Espírito Santo, que nos regenerou e nos capacita para sermos a cada dia mais parecidos com Cristo.

Meus atos, portanto, não devem ser expressão da natureza caída, mas demonstração do meu compromisso com o Senhor.

3) Edificação – Diz respeito ao crescimento dos discípulos de Jesus.

Este princípio fala do crescimento no conhecimento de Cristo.

Mostra o quanto me dedico a conhecer a Palavra de Deus, entendê-la, guardá-la no coração e vivê-la na prática.

Fala do me aperfeiçoamento no caráter cristão, na capacitação para o serviço que presto ao Senhor em sua obra no mundo, e de como tenho praticado seus ensinos e mandamentos.

Como discípulos de Jesus somos chamados ao crescimento. Paulo diz, em 1 Coríntios 13, ao falar sobre o dom do amor, que quando era menino, falava, agia e pensava como menino, no entanto, quando se tornou adulto, deixou as coisas de menino. Da mesma forma, é esperado que o cristão cresça no conhecimento da verdade, da Palavra de Deus, e assim se torna cada vez mais maduro em sua fé, e isso seja visto na prática.

Para este fim, vemos que Jesus concedeu dons à Igreja, para que a Igreja fosse edificada. Ele nos mostra isso na Carta aos Efésios:

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”. Efésios 4.11-16

Os cristãos se aprofundam em seu relacionamento com o Senhor, melhoram seu convívio na comunhão dos irmãos, aprimoram seu caráter e sua conduta, e se tornam mais prontos para o serviço ao qual o Senhor os tem chamado.

4) Comunhão – Diz respeito à relação do discípulo de Jesus com os outros discípulos do Senhor.

Nós não estamos sozinhos neste mundo, nem na vida com Deus; e, de fato, o plano do Senhor é que vivamos em família.

Jesus edificou para si uma Igreja, um corpo em que os salvos por Ele se reúnem em Seu nome, e servem juntos ao Senhor que os arregimentou.

Valorizamos a comunhão, porque somos todos salvos por Jesus, e formamos o Seu povo.

Nos envolvemos e servir uns aos outros, cumprindo o projeto de Jesus para nós.

A Igreja já no período apostólico, nos primeiros dias de avanço da proclamação do Evangelho, evidenciava a beleza, riqueza e importância da comunhão:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”. Atos 2.42-47

Devemos nos dispor a servir a fim de nos tornarmos mais úteis uns aos outros, e nos dedicar a servir cada vez mais e melhor aos irmãos na fé. Com isso edificamos e somos edificados, e deste modo desfrutamos das bênçãos da comunhão, sendo fortalecidos no meio do povo de Deus.

5) Evangelização – Diz respeito ao trabalho que temos para realizar para Deus em relação ao mundo perdido.

O mundo precisa da salvação que está em Cristo Jesus. Precisam conhecer a Jesus, entender o que Ele fez, e depositar n’ele, e somente n’Ele, sua fé, para serem perdoados e salvos.

Jesus enviou os discípulos a proclamar o Evangelho, para que todos O conhecessem, e novos discípulos viessem para junto d’Ele e de Sua Igreja:

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”. Mateus 28.18-20

Somos chamados por Jesus para vir a Ele a fim de recebermos a vida eterna, e depois somos enviados para compartilhar a mensagem que produz vida – o Evangelho – com aqueles que ainda não receberam a Jesus como Seu Senhor e Salvador.

Cumprimos nossa missão como discípulos de Jesus, indo ao mundo, pregando o Evangelho a outros, a que temos acesso, e fazendo novos discípulos para o Senhor.

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar