A IPCI

Fundamentos

Teologia – Em que cremos, como discípulos de Jesus em missão neste mundo?

A IPCI faz parte da IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil), uma denominação que tem sua origem na Reforma, do Século 16, e tem uma Teologia Bíblica, desenvolvida com base nos princípios da Reforma.

ENTENDENDO A REFORMA

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, publicou as 95 Teses, dando início ao movimento que ficou conhecido como Reforma Protestante, e que mudaria os rumos da Igreja Cristã nos séculos seguintes.

Aquelas teses eram convite para uma disputa teológica (um debate) acerca de distorções que adentraram à Igreja por séculos. Este era um modelo conhecido para discussões acadêmicas no período Escolástico.

Porém, diante da proposta, dos pontos incisivos apresentados por Lutero, e das afirmações bíblicas indubitáveis que foram apresentadas, iniciou-se algo maior que o debate proposto, teve início um movimento que transformou a visão que se tinha da Igreja e da Teologia Cristã até àquele momento. Ali nascia a Teologia Reformada.

Com a proposta de uma fé fundamentada totalmente, e somente, nas Escrituras, teólogos e Igrejas passaram a estruturar novas declarações de fé baseadas nas Escrituras, de modo que tudo o que criam, defendiam, pregavam e praticavam, devia partir diretamente das Escrituras Sagradas – que então passava a ser considerada a única regra de fé e de prática para a Igreja.

OS PONTOS PRINCIPAIS DA FÉ REFORMADA OS CINCO SOLAS

As base principais da Teologia Reformada, que surgem a partir do redescobrimento do ensino das Escrituras, são:

1. A crença de que somente a Bíblia é a Palavra inspirada, inerrante e infalível de Deus, e, portanto, a única regra de fé e prática, que nos revela tudo que precisamos saber sobre o Senhor, sobre Sua vontade e sobra Sua obra, para a nossa salvação, para a comunhão com Ele, para nossa bem-aventurança, e para, finalmente, desfrutarmos a vida eterna em sua presença – Sola Scriptura.

2. A crença de que somos salvos pelo Senhor Jesus, por meio da obra que Ele realizou em nosso favor, vindo ao mundo, assumindo nossa natureza, vivendo uma vida sem pecados, se entregando como o pagamento pelos nossos pecados, para nos redimir, quitando nosso débito com a justiça divina, e nos livrando da condenação e do poder do pecado, e assim, estabelecendo uma Nova Aliança entre nós e Deus, como o único Mediador entre Deus e os homens, sendo a salvação, desse modo, fruto unicamente da obra de Cristo, e obitida exclusivamente por meio do nosso relacionamento real com o Senhor Jesus – Solus Christus.

3. A crença de que esta obra de salvação que Cristo realizou por nós é fruto da graça de Deus, isto é, da livre decisão do SENHOR de nos abençoar, sem que houvesse qualquer merecimento ou contrapartida da nossa parte, sendo assim, salvos somente pela graça – Sola Gratia.

4. A crença de que o meio para nos apropriarmos desta salvação é a fé no Senhor Jesus, como nosso único e suficiente salvador, não sendo boas obras que dão o acesso a esta vida que está em Cristo, mas apenas o ato sincero de reconhecer quem Ele é – o Filho de Deus que veio para nos redimir – e o ato de depositar nossa confiança n’Ele, isto é, em Sua pessoa e em Sua obra para resgatar da morte os que são de Deus – Sola Fide.

5. A crença de que Deus realizou a Sua obra de salvação, e todo o Seu plano na história, para que pudéssemos conhecê-Lo verdadeiramente, entendêssemos Sua graça, amor, misericórdia, bondade, grandiosidade, majestade, poder, e assim todas as virtudes do Eterno; e de que tudo foi feito para que nós pudéssemos sinceramente amá-Lo, adorá-Lo, e nos deleitarmos n’Ele, para que somente o SENHOR, o Criador e Mantenedor de todas as coisas, e o Redentor das nossas vidas, seja glorificado – Soli Deo Gloria.

CONSOLIDAÇÃO DA TEOLOGIA REFORMADA

Nas décadas seguintes, após a iniciativa de Lutero, a Teologia Reformada foi se estruturando e se consolidando através do trabalho de diversos teólogos comprometidos com Cristo e Sua Palavra. Até que, em 1647, foram publicados documentos que declaravam de modo suscinto a fé reformada. Estes documentos foram elaborados na Assembleia de Westminster, fruto do trabalho de dezenas, dos mais conceituados teólogos da época, reunidos na Inglaterra, numa reunião que se estendeu por mais de cinco anos, e são adotados como símbolos de fé da IPB, consequentemente, da nossa Igreja local, a IPCI.

São símbolos de fé da IPB, isto é, a declaração do que cremos de modo resumido, os seguintes documentos:

Para ver estes documentos no seu smartphone, baixe o APP: Símbolos de Fé da IPB, no Google Play Store
(https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.maartins.sfipb)

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar