Pastorais

Fazer Discípulos - Parte 4

A família é essencial na vida de qualquer pessoa. Somos fruto de uma família e vivemos formando famílias. Mas, como tudo que o homem pecador faz tem falhas, a família também enfrenta problemas. Por isso necessitamos do ensino Bíblico para lidar com os desafios que surgem na vida da família, e tentam roubar nossa paz.

Um dado importante na vida da família cristã é que cada um de seus membros está em um processo de transformação. Somos discípulos de Jesus, e a família é uma escola para cada cristão aprender a viver como discípulo e dar exemplo de como seguir e servir a Jesus. Nesse sentido, os pais conduzem os filhos nos caminhos do Senhor, mas também, é importante que os cônjuges vejam o compromisso do discipulado um no outro, e estimulem um ao outro em seu crescimento espiritual.

A Palavra de Deus traz muitos princípios que são suficientes para nos dar a direção em todas as circunstâncias, mesmo as horas difíceis. O discípulo de Jesus aprende tais princípios e se apropria deles para viver conforme a vontade de Deus.

Pensando especificamente no casal como discípulos de Jesus, Paulo falou na Carta aos Efésios sobre como devemos agir no relacionamento conjugal para ter um lar bem-sucedido. O ensinamento é simples, mas muito importante:

1. Maridos, amai vossa esposa – Primeiramente, Paulo diz que o marido deve amar a esposa. E o que isso quer dizer no contexto do ensino de Paulo? Bom, o modelo a que Paulo nos chama a seguir é do relacionamento entre Cristo e Sua Igreja. Para Paulo, o amor de Cristo pela Igreja é o modelo do amor que o marido deve dedicar à esposa. E como Jesus amou à Igreja? Paulo também informa: “a si mesmo se entregou por ela”. O Senhor Jesus deu sua vida pela Igreja, morreu por ela, se sacrificou pelo seu bem. Os maridos devem amar a esposa desta forma, um amor que os faz capazes de abrir mão de seu bem-estar, se isso for preciso, para que defenda e proteja a esposa. O propósito do sacrifício de Jesus é a preservação da Igreja. Assim deve o marido zelar pelo bem de sua esposa, protegendo-a e dando a ela uma vida segura, o quanto isso lhe for possível. Se o marido não faz isso, não está seguindo bem o modelo de Jesus. E como discípulos de Jesus, este é o desafio que temos no casamento – de cada dia buscar amar a esposa como Cristo amou a Igreja.

2. Esposas, sede submissas – Em segundo lugar, vemos um princípio para as esposas na relação conjugal. Paulo diz: “mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.”. O ensino é claro: esposas devem ouvir seus maridos e seguir junto deles. Eles dão a direção da família, são o cabeça do lar. A razão dada por Paulo também segue o modelo de Jesus com a Igreja. Assim como Jesus é o cabeça da Igreja, o marido é da esposa. Assim como a Igreja está submissa a Jesus, a esposa deve estar submissa ao marido. E assim como Jesus é o salvador da Igreja, o marido, como vimos acima, é aquele que zela pela esposa, de modo que ela se submeta em total confiança. Veja que ambos têm sua responsabilidade. Mas vale observar que cada um deve buscar viver a sua parte, de modo que a vida do casal seja um ambiente de discipulado prático. E a que ponto uma esposa deve ser submissa? Paulo responde: “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.”. Em cada aspecto da vida, a esposa deve ter respeito e dar honra ao marido, enquanto o marido zela por sua esposa em cada aspectos que é de sua responsabilidade.

Estes são os elementos fundamentais para a relação bem-sucedida do casal. O marido que ama de modo integral e a esposa que se rende de forma completa. É claro que está fora dos padrões modernos, onde o ser humano faz o que quer e rejeita a Palavra de Deus, mas estes princípios refletem o que o Criador preceitua, por isso devemos levar a sério em nossa vida conjugal.

Seu casamento tem sido forjado sobre as bases da sociedade moderna e suas ilusões, ou sobre os princípios da Palavra do Deus Eterno? Que Deus nos abençoe, e vivamos a vida conjugal como verdadeiros discípulos de Jesus.

Rev. Thiago de Assis Rodrigues

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar