Pastorais

Fazer Discípulos - Parte 2

O Salmo 1 adverte quanto ao perigo de seguir ideias, filosofias, conceitos, padrões para o comportamento e estilos de vida próprios do mundo corrompido pelo pecado. O Salmo nos mostra estes perigos dizendo que não devemos:

  • andar no conselho dos ímpios – conselhos são a mesma coisa que ideias, pensamentos daqueles que não seguem as instruções do Senhor. Não devemos seguir as suas ideias, não devemos dar ouvidos às suas filosofias para nortear nossa vida.
  • deter no caminho dos pecadores – diz respeito as práticas; comportamentos e ações que caracterizam a vida do homem caído. Nossos comportamentos não devem seguir ou imitar o que fazem aqueles que se entregam ao pecado.
  • tomar lugar à roda dos escarnecedores – fala de fazer parte de um grupo, de pertencer a uma comunidade com uma identidade definida, cujo princípio é a falta de temor a Deus. Fala do risco de assumir a cosmovisão, o estilo de vida e a própria identidade de um ímpio, de alguém que não tem um coração disposto para o Senhor, nem temor a Ele, de modo nenhum.

Ao contrário desta espiral descendente de corrupção que é experimentada no mundo, por aqueles que se entregam ao seu pecado, e vão de mal a pior, o cristão deve seguir outro padrão. O padrão que nos tira desta espiral descendente do pecado é a Palavra de Deus. Ela nos ensina a verdade, nos conduz à vontade de Deus e nos guia para uma vida nova.

O Salmo 119 deixa isso bastante claro, como podemos ver em alguns exemplos:

  • Versos 1-3: “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as Suas prescrições e O buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos Seus caminhos.”.
  • Versos 9-11: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra. De todo o coração Te busquei; não me deixes fugir aos Teus mandamentos. Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti.”.
  • Versos 104-105: “Por meio dos Teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e, luz para os meus caminhos.”.

Apesar das instruções claras, a influência mundana está por toda parte. Há esforços de toda sorte para corromper a juventude no ambiente escolar e universitário, nas redes sociais, nos livros, na programação televisiva, etc. Não apenas os jovens, crianças e adolescentes são alvo de ataques massivos, mas até mesmo adultos que cresceram com sólida formação cristã enfrentam desafios à pureza do coração em seu ambiente de trabalho, em suas mais variadas relações, e de tantas formas, diariamente.

A verdade é que o pecado está em nós, em nossa natureza, e se expressa pelo mundo todo. E quando não há o compromisso com Deus que transforma a vida de dentro para fora, e promove um refreamento do impulso pecaminoso, isso avulta ainda mais na sociedade.

Por isso é extremamente importante pensar sobre o valor do ensino na formação cristã. É fundamental que haja envolvimento real com o ensino bíblico, seja na Igreja, seja no âmbito familiar, e até mesmo como indivíduo, buscando para si próprio o crescimento espiritual real e sólido. O Salmo 1, não apenas nos alerta para os caminhos a evitar – conforme visto acima –, como também nos ensina o que devemos buscar para uma vida bem-aventurada:

“Antes, o seu prazer está na Lei do Senhor, e na Sua Lei medita de dia e de noite.”.

Fazer discípulos também passa pelo trabalho de ensinar dedicadamente. Para isso há o trabalho da Igreja, como também para isso os pais são convocados nas Escrituras.

Lembre-se disso: Sejamos estudiosos da Palavra de Deus que nos livra das influências pecaminosas e dos caminhos maus do nosso próprio coração; e tenhamos o compromisso de fazer discípulos, tanto no mundo, levando a outros o ensino da Palavra de Deus, como dentro de nossas casas, instruindo nossas famílias nos caminhos do Senhor.

Rev. Thiago de Assis Rodrigues

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar