Pastorais

Fazer Discípulos - Parte 5

Neste mês temos refletido sobre o discipulado, isto é, a busca pelo crescimento como discípulos de Cristo Jesus, bem como pelo ato de levar o Evangelho a outros para fazer novos discípulos. E a ênfase que temos dado é ao ato de formar discípulos em nossas famílias. Uma vez que como cristãos, a vida familiar deve refletir nossa fé e valores. Precisamos viver em casa com base no ensino das Escrituras e a partir dos princípios bíblicos para a vida familiar.

Famílias que procuram viver segundo os princípios bíblicos, podem ter a convicção de que estão seguindo os melhores critérios para a edificação de seu lar. E ao fazermos isso, nós estamos cultivando uma cultura de discipulado dentro de nossas casas, pois estamos levando a Palavra de Deus em conta, para vivermos nossa vida segundo o ensino do Senhor.

Na reflexão anterior, falamos sobre a vida do casal, e como a Palavra de Deus orienta que deve ser a convivência dos cônjuges cristãos. Hoje, queremos falar a respeito da relação entre pais e filhos. Vejamos algumas lições com base em Efésios 6.1-4:

1. Filhos, obedeçam aos pais – Primeiramente, Paulo chama os filhos à obediência. Os filhos devem ter ouvidos atentos e corações dispostos para com seus pais. Em nossos dias, vemos muitos filhos rebeldes e pais que não conseguem manter a ordem do lar. O padrão bíblico é que os pais sejam cabeça no lar, e os filhos sigam as instruções dos seus pais. Há uma observação importante: “obedecei a vossos pais no Senhor”. A ideia que esta afirmação nos passa é que não é para simplesmente seguir qualquer tipo de instrução, mas aquelas alinhadas à Palavra de Deus. Os pais precisam ser responsáveis pela condução de seus filhos na verdade, no caminho reto, segundo a Palavra de Deus, e não instrumentos para que os filhos se desviem seguindo a corrupção que já está em seus corações. A conclusão de Paulo, portanto, é: se os pais instruem os filhos segundo os caminhos do Senhor, os filhos devem obedecer aos pais, pois isso é justo! A base que Paulo apresenta é o quinto mandamento – “Honra a teu pai e a tua mãe” – que é o primeiro mandamento com uma promessa anexa. Paulo reafirma isso, lembrando aos filhos que dar honra, respeito, consideração, trato digno, aos pais, obedecendo ao que ensinam, resultará em benefícios para eles mesmos nesta vida.

2. Pais, criem seus filhos de maneira bíblica, bondosa e coerente – A missão dos filhos é obedecer, e a missão dos pais é oferecer aos filhos uma educação confiável em todos os sentidos. Deve ser confiável pela sua fonte, isto é, de onde procedem os valores, os ideais, os padrões que os pais têm transmitido aos filhos: os princípios Palavra de Deus. Nesse sentido, Paulo diz aos pais: “pais (...) criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. Mas a educação deve ser confiável também na forma como os pais agem na educação de seus filhos. Eles precisam ser bondosos, honestos e sinceros com os filhos, mostrando na prática que vivem os valores que estão ensinando. Nesse sentido, Paulo exorta aos pais: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira”. A ideia é que o ensino passado pelos pais não deve ser trazido com peso e sofrimento para os filhos, levando-os a castigos e rigorismos que ultrapassem o que nós mesmos temos feito e mostrado; mas devemos passar aos filhos os bons caminhos e as boas instruções, procedentes da Palavra de Deus, que eles mesmos têm observado em nossa vida, que regem nosso lar, que são o padrão da nossa família. É claro que os filhos precisam ser educados, e não devem ser deixados à própria vontade, pois isso também é ser injusto com eles. Mas eles devem ser chamados a viver como parte da família, isto é, com os valores que a família vive, e não como atores representando um roteiro que nós mesmos não temos vivido. Este tipo de criação cheira a hipocrisia. Pais que criam seus filhos na disciplina e admoestação do Senhor, precisam viver o que ensinam, para não levar os filhos à ira, impondo a eles algo estranho à realidade do seu lar. Pais que vivem de modo coerente, serão justos, honestos, sinceros e bondosos com os filhos – e os filhos verão o que os pais estão ensinando em sua própria vida.

A vida no lar é um ambiente real de discipulado. É ali que vivemos a fé na prática. É ali que os cônjuges se auxiliam mutuamente para o crescimento espiritual. É ali que pais dão aos filhos os valores bíblicos e os estimulam para uma vida cristã real e significativa.

Que o Senhor abençoe nossas famílias, e vivamos firmes na fé e para a glória de Deus!

Rev. Thiago de Assis Rodrigues

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar