Pastorais

Fazer Discípulos - Parte 3

Fazer discípulos é parte da vida do cristão. Fomos enviados pelo Senhor Jesus para ir ao mundo pregando o Evangelho a todos. E uma parte importante deste trabalho é o ensino. Quando Jesus envia Seus discípulos, Ele diz para ensinar a guardar todas as coisas que Ele nos tem ordenado.

Diante disso, entendemos que a formação do discípulo acontece (1) quando ensinamos as pessoas o que Jesus nos ordenou, (2) e quando os ensinamos a guardar as ordens que Jesus ordenou. Ensinar pode ser um ato apenas intelectual, mas ensinar a guardar é ir um passo além. Para ensinar as pessoas a guardar, além de transmitir a elas as verdades, os conceitos e os princípios da Palavra de Deus, precisamos demonstrar, dando exemplos, precisamos dar o apoio de que precisam para continuarem animadas e dispostas a buscar seu crescimento, precisamos aconselhar, corrigir, exortar. Há uma gama de ações que são necessárias para que as pessoas possam aprender a viver segundo a Palavra de Deus.

Grande parte do ministério de discipular, ensinando a guardar, acontece no âmbito da família. Pais e responsáveis são chamados a proteger sua família, especialmente os filhos, dos enganos que tentam fisgar seus corações. Lutar contra isso é uma preocupação claramente observável na Palavra de Deus, e uma preocupação cristã legítima. Os pais devem ser aqueles que buscam ajudar os filhos se tornarem verdadeiros seguidores de Cristo, que vivam para a glória de Deus e com a certeza da vida eterna, e não se percam para sempre.

A Bíblia contém um modelo pedagógico para a família cristã, em Deuteronômio 6.4-9:

“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”.

Nesta passagem aprendemos que os pais e responsáveis devem inculcar a Palavra de Deus nos filhos. Que a Palavra deve estar em cada momento da vida em família e deve guiar os passos de todos. Que cada ato e cada gesto da família deve ser governado pela Palavra de Deus e pela sua instrução de amar ao Senhor sobre todas as coisas. Famílias onde a Palavra de Deus não está sendo honrada, em que os filhos não estão sendo ensinados a amar a Deus, e isso desde a mais tenra infância, podem colher dificuldades mais tarde.

Tendo isto em mente, queremos concluir com alguns princípios baseados neste ponto:

  1. Tenha a Palavra por princípio de vida – toda a cosmovisão dos pais crentes deve nascer da Palavra de Deus. É a Palavra que rege, governa, dirige, aprova e reprova tudo na vida da família cristã. O que fazer, ou não fazer, aonde ir, aonde não ir, porque sim, porque não, tudo deve ter como critério fundamental a Palavra de Deus.
  2. Tenha um padrão de comportamento que expresse a Palavra – os seus pensamentos e as suas ações precisam demonstrar a Palavra sendo vivida. Sua vida deve ser moldada pela Palavra, de modo que sua família entenda como a instrução dada pela Palavra é quando colocada em prática. Talvez, saibamos ensinar o princípio, mas não estejamos conseguindo demonstrar o princípio, e precisamos nos preocupar com isso. Pergunte-se se ao olhar para você, seus filhos conseguem ver como vive alguém que ama a Deus. Veja que coisa importante para considerarmos!
  3. Tenha conversas enraizadas na Palavra, e que a comuniquem – Nossas conversas em família precisam ter relação com a Palavra. Por vezes, vamos conversar da Palavra, por vezes vamos falar de algo à luz da Palavra, por vezes os princípios da Palavra estarão na conversa orientando nossos juízos e conclusões, em outras ainda, falaremos da Palavra para instrução e edificação de nossa família. Deus é nosso interesse maior e principal, por isso devemos ter um lugar especial para Sua Palavra nos assuntos da família.

Rev. Thiago de Assis Rodrigues

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar