Pastorais

O ofício e o perfil do Diácono

O termo “diácono” vem do grego e significa “servo/ajudador”. Tendo este significado, o termo designa tanto o oficial que é eleito para servir na Igreja, como o próprio ato de prestar ajuda ao próximo, sendo um termo grego que aparece nas Escrituras do NT diversas vezes.

Alguns exemplos do uso do termo “diaconia” (ajuda, socorro, serviço):

  • Mateus 8.15/ João 12.2 – falam sobre alguém que servia à mesa, no sentido de fornecer o alimento.
  • Mateus 27.55/Lucas 8.3 – fala sobre as mulheres que serviam a Jesus durante o Seu ministério.
  • Mateus 4.11 – fala dos anjos que serviram a Jesus após a tentação.
  • Hebreus 6.10/1 Pedro 4.10-11 – no sentido de servir uns aos outros como Igreja.
  • Mateus 20.28/Marcos 10.45 – Jesus veio para servir e dar a Sua vida para nos salvar.

O termo é utilizado dezenas de vezes indicando um tipo de serviço/ajuda. Além disso, o termo designa um ofício desempenhado na Igreja já desde seus primeiros dias. O texto de Atos nos conta da eleição dos primeiros diáconos – Atos 6.1-7: “(...) os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço (...)”. Vale ressaltar que a ocorrência da palavra “serviço” nesta última sentença, não corresponde a “diaconia”, mas a um tipo de necessidade ou responsabilidade – indicando o trabalho a ser feito. Ainda, em Filipenses 1.1-2, vemos a presença deste oficial na Igreja: “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”.

Paulo também dá instruções sobre o caráter deste oficial na primeira carta a Timóteo. Nesta passagem, aprendemos que o diácono, assim como o presbítero, deve ser alguém de bom testemunho, confiável, moderado. Com relação à vida familiar, deve ter vida digna em seu lar, cuidando bem de sua família, e conduzindo os seus filhos nos caminhos de Deus, de modo respeitável. Vale ressaltar a necessidade de experiência cristã comprovada a fim de que se ponha tal pessoa numa posição de responsabilidade para administrar recursos e lidar com pessoas que estejam em dificuldade.

Segue o texto com as instruções – 1 Timóteo 3.8-10, 12-13: “Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.”.

Rev. Thiago de Assis Rodrigues

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar