Pastorais

A Esperança do Cristão

Recentemente terminamos uma breve série de mensagens focado na esperança cristã. Vimos que o cristão, mesmo em face de inúmeras complexidades e dificuldades deste mundo, deve ter uma esperança real. Nesta curta série, falamos dos fundamentos da esperança cristã. Para maior aproveitamento do que foi dito na série, achamos oportuno resumir as mensagens nesta pastoral. Vejamos os fundamentos da esperança cristã:

  1. A esperança cristã se sustenta com base na fé – Enquanto a visão natural percebe todo tipo de confusão, caos e dor neste mundo, a fé nos faz ver algo mais. Pela fé cremos na revelação de Deus em Sua Palavra, e aguardamos as Suas promessas. Esta certeza nos mantém de pé, mesmo em tempos difíceis, pois sabemos que há algo mais para nós.
  2. A esperança cristã se sustenta com base na justificação – A humanidade ficou em um estado calamitoso após a Queda. O homem ficou separado de Deus, inclinado ao mal, capaz de todo tipo de ação reprovável, tendo contaminado a sua alma, mente e corpo. Tornou-se perdido e foi condenado, sob a ira de Deus. Mas, no momento em que Cristo realizou sua obra para nos redimir, com Seu sangue derramado na cruz, fomos libertos das acusações, a culpa foi apagada, pois Jesus pagou o preço por nós. A inimizade que havia contra Deus foi anulada, e nos tornamos filhos de Deus. Não há mais condenação para os que creem em Cristo. Por isso, temos esperança, pois já estamos perdoados.
  3. A esperança cristã se sustenta com base na certeza de que Deus tem seus propósitos  mesmo em tempos difíceis – Enfrentamos lutas e provações nesta vida, mas a Palavra de Deus nos mostra que mesmo em meio a elas, Deus nos abençoa e aperfeiçoa. Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito. Assim, podemos manter a esperança mesmo quando há provações.
  4. A esperança cristã se sustenta com base no amor de Deus – Deus enviou o Seu único Filho para nos salvar porque nos amou. A Bíblia diz que Deus nos amou primeiro e que Ele demonstra este amor ao enviar o Seu filho para nos resgatar, pagando por nossos pecados. Este amor nos dá plena confiança de que receberemos as promessas de Deus. Nossa esperança não se baseia em desejos que temos para o futuro, mas naquilo que já foi feito no passado, e que garante que tudo que foi prometido se cumprirá.
  5. A esperança cristã se sustenta com base na habitação do Espírito de Deus em nós – Além de todas estas preciosas verdades, a Bíblia nos diz que Deus enviou o Seu Espírito para habitar em nós. A operação do Espírito Santo que nos capacitou a crer no Senhor Jesus como nosso Salvador, foi a operação do Espírito que transformou nossa mente e o nosso coração. Se não temos mais os mesmos desejos corruptos de antes é porque o Espírito Santo nos regenerou. Se há consciência dos pecados e arrependimento, isso é possível pela obra do Espírito Santo em nós nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo. A obra do Espírito Santo nos transformou e nos fez ser novas criaturas, pela fé em Cristo Jesus, por isso temos esperança. E não somente isso, Paulo ainda diz que o Espírito Santo é o Penhor e o Selo, isto é, a garantia de que somos de Deus, e estamos destinados para a vida eterna com o Senhor.
  6. A esperança cristã se sustenta com base na verdade da ressurreição do Senhor Jesus Cristo – Por fim, nossa esperança se fundamenta na ressurreição do Senhor Jesus. Ele é a primícia dos que dormem, isto é, Ele é o primeiro, não o único. Ao saber que nosso Senhor ressuscitou, retornou aos céus, e um dia voltará e ressuscitará os seus para uma vida eterna com Ele, podemos manter viva nossa esperança, sabendo que a morte não tem a última palavra para nós. Ela não decreta o fim da nossa existência. Ela perdeu a eficácia, pois o Senhor se ofereceu a Deus como pagamento pelos pecados. Sua morte satisfez as exigências da justiça de Deus, e não há mais dívidas para cobrar. Jesus pôde fazer isso porque viveu uma vida perfeita, sem pecados, e também por sua vida perfeita Ele recebeu como herança a vida eterna. A justiça de Cristo O permite pagar por todos os pecados de forma eficaz, e por causa dela Ele ressuscitou, garantindo a vida eterna aos que foram justificados pela fé n’Ele. Ele venceu a morte e voltou ao Pai, e por meio da fé oferece nova vida aos que  recebem como seu Senhor e Salvador.

Que estejamos firmes na esperança, olhando com fé paras todas as ricas promessas de Deus, tendo nosso coração cheio de paz e alegria!

Rev. Thiago de Assis Rodrigues

Avenida Vinte e Oito de Abril, 845
Centro - Ipatinga - Minas Gerais

Como Chegar